Seja Bem Vindo!


18/11/2010 às 00:02:00 - Fonte:

Raça cavalo crioulo cria núcleo de criadores em Maringá

Jaqueline de Góes (foto) é a primera presidente eleita

*Da redação

A criação do Núcleo dos Criadores de Cavalo Crioulo de Maringá tornou-se realidade. Na noite desta quarta-feira, prestigiada reunião foi realizada na sede da Agropecuária Estrela do Sul, que funciona numa das alas do tombado Hotel Bandeirantes em Maringá, tornando realidade a existência deste núcleo, com sua fundação e posse da primeira diretoria.

Em ato contínuo, foi dada a posse de sua primeira presidente, a criadora Jacqueline de Góes (foto), esposa do criador Ricardo Zwecker, um dos filhos do comendador de saudosa memória, Jakob Zwecker. Ricardo, dono da Agropecuária Estrela do Sul, é um dos principais incentivadores da expansão da raça na região e seu plantel atinge mais de 50 matrizes.


A solenidade fez parte da programação da Agrocampo 2010, promovida pela Sociedade Rural de Maringá (SRM) no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá (PR). A programação, que segue até o dia 22, inclui cursos para associados, palestras técnicas, leilão e exposições diversas.

Este será o 5º núcleo da raça no Paraná, sendo que o mesmo foi oficializado na Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Crioulo, com sede na cidade de Pelotas (RS), e na Associação Paranaense dos Criadores de Cavalo Crioulo, em Curitiba.

No Brasil, são 80 núcleos. Cinco deles estão no Paraná, nas cidades de Castro, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, e agora em Maringá. Todos têm função de fomentar e divulgar o cavalo crioulo.

O núcleo do norte e noroeste do Paraná também tem o intuito de organizar eventos na região, visando o crescimento e fortalecimento da raça. Tem como meta para o ano de 2011 a participação em provas eqüestres e campeonatos realizados em todo o estado.

A primera associada que assinou a ficha de adesão do quadro associativo, foi a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo. Como sócia no. 1, fez questão de destacar o bom momento de expansão das atividades relacionadas à entidade que presidente.

De acordo com dados coletados no momento da solenidade, o núcleo começa com aproximadamente 30 sócios, caracterizando a boa aceitação desta raça e sua plena expansão na região noroeste do Paraná. A Revista Conexão Paraná está preparando matéria especial sobre a raça em sua próxima edição.

    Compartilhar      

Continue por aqui

comentários

 
Parceiros

Últimas Notícias

Artigos & Opiniões Paixão e emoção em Cristo

Versões Impressas

CAPA DO MÊS
outras edições
Copyright© 2012 - Site Glup! - Notícias